segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PARAISO URBANO DO KITESURF


A praia de Ipanema na zona sul de Porto Alegre, cerca de 12 kms do centro da cidade se estende por mais de 3 kms e esta em processo de limpeza.



Amplamente arborizado e situado à beira do Rio Guaíba, o bairro Ipanema é um lugar notadamente residencial. Um calçadão e uma ciclovia atraem caminhantes e moradores durante todo o ano e nas tardes ventosas e frias do outono-inverno gaúcho, convidativas para um chimarrão.

  
Em 2004, o Morro do Osso, localizado no norte de Ipanema, foi ocupado por mais de vinte famílias de índios caingangues, que afirmam ser os antigos moradores do local, devido aos vestígios de um cemitério indígena. A situação continua indefinida até hoje.

  
Histórias à parte, o Programa Integrado Socioambiental (Pisa- projeto de saneamento da Prefeitura Municipal que irá ampliar a capacidade do tratamento de esgoto da Capital dos atuais 27% para 88%) e graças a ele, a previsão é de que o Rio Guaíba esteja 99% despoluído até 2030. Com isso, a praia de Ipanema, por sua vez, já deverá estar liberada para uso em 2014.


Há anos, os velejadores de Windsurf e kitesurf tomaram conta das areias e águas do Guaíba e fazem deles um “playground” para adultos. O vento quase que constante e variando nas velocidades ideais para os esportes náuticos à vela, fazem da praia de Ipanema um paraíso para os amantes e caçadores de vento.


Mas há dias, como este da foto, totalmente “flat”, nem uma brisa soprando abaixo de um sol de primavera beirando os 32ºC às 15h de uma quarta feira. Nada de Kite, nada de Wind, só o registro em fotos de um paraíso dentro da cidade de Porto Alegre, ideal para aprender o SUP - Stand Up Paddle.


Informações sobre Kitesurf e Stand Up Paddle: 30 nós

Um comentário:

  1. Muito bom, estamos 100% engajados e acompanhando o processo de limpeza, tanto na água quanto na areia, é importante registrar a boa atuação da prefeitura que mantem as areias limpas na beira da praia. Importante destacar também a falta de educação de algumas pessoas que deixam "macumbas" na beira da praia, com carcaças de animais mortos. Respeitamos as crenças de todas as pessoas mas é preciso respeitar o local comum. www.30nos.com.br a mais de 10 anos catando cacos de vidro e juntando macumba dos mal educados em ipanema, precisamos de todos vocês nesta luta. Parabéns Ana Karina pela reportagem, que bom que teremos pessoas fortes como você para enfrentar essa batalha.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários!