terça-feira, 13 de novembro de 2012

DESENHO DE MENINO BRASILEIRO É PREMIADO PELA ONU



Gosto muito do Caderno, de apenas 4 páginas, da ZH “ NOSSOMUNDO Sustentável”. Leio, releio e passo para as crianças também rabiscarem os olhos pois sempre há assuntos interessantes para os pequenos. Ontem, o caderno publicou na capa o desenho selecionado entre 630 mil crianças em concurso da ONU. O vencedor foi o brasileiro Waldir Tokuda, de apenas 12 anos.

Além de expressar um olhar sobre os meios de transporte como carros e bicicletas convivendo harmoniosamente, Wladimir desenhou sua preocupação com a coleta seletiva de lixo e com a produção de fontes de energia sustentáveis. No colorido cenário feito em aquarela, ainda há espaço entre pessoas de diferentes etnias e animais de variadas espécies, urbanização e ruralismo juntos, fauna e flora, água e montanhas, ecossistema perfeito e todos felizes.

Wladimir está na 6º ano do ensino fundamental e mora em Teresópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

O desenho acima é o mais novo vencedor regional para a América Latina e Caribe do 21º Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Crianças do mundo todo foram convidadas a submeter suas artes sob o tema ‘Comunidades Verdes’. Os jovens artistas mostraram muita imaginação e domínio do tema em suas pinturas.

“Os participantes do Concurso Internacional de Pintura Infantil continuam inspirando os jurados com sua criatividade e entusiasmo pelo meio ambiente”, declarou o Subsecretário-Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

O Concurso Internacional de Pintura Infantil é o principal evento do PNUMA na área de Arte & Meio Ambiente. Desde 1991, o concurso já recebeu mais de 3 milhões de desenhos de crianças de mais de 190 países. A competição é organizada em parceria com a Fundação Global para a Paz e o Desenvolvimento (FGPE, na sigla em inglês), a Bayer e a Nikon.

Atenção: Qualquer criança entre 6 e 14 anos de idade pode participar do concurso se inscrevendo até 13 de fevereiro de 2013. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.unep.org/tunza/children
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!