quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ALGAS – ESPETÁCULO ALERTA!




Aconteceu esta semana um desequilíbrio total em Bondi Beach, uma praia australiana! A proliferação de algas vermelhas (Noctiluca scintillans) afastou parte dos banhistas e “tingiu” a água do mar. O problema é o alto teor de amônia que pode causar irritação na pele humana, prejudicando também o ambiente marinho uma vez que diminui o oxigênio da água.


Porém, à noite, esta espécie de alga, produz um flash de luz azul, chamado de bioluminescência, provocando essas imagens espetaculares! Durante o dia, elas geram uma cor castanho-avermelhada conhecida como maré vermelha.  Ela se alimenta de outras algas e ovas de peixe.


Belezas à parte, vamos ao que interessa: por que esta acontecendo este desequilíbrio, uma alta proliferação de algas? As algas são importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos, pois são os principais produtores do alimento que nutre direta ou indiretamente os demais seres vivos aquáticos. Além disso, são os grandes fornecedores do gás oxigênio que abastece a vida aeróbia no planeta. Na atmosfera ou dissolvido na água, esse gás se origina principalmente da atividade fotossintetizante das algas, sobretudo das algas unicelulares marinhas.

Elas são responsáveis por 70% da fotossíntese realizada no planeta. A proliferação excessiva de algas vermelhas ocorre naturalmente ou por lançamento de esgotos na água do mar. Essas algas liberam substâncias tóxicas que podem afetar os seres vivos que habitam a água e até mesmo os banhistas nas praias.


Na água doce, se a reprodução for intensa em tempo reduzido, as algas podem se tornar um grande problema! Quando há despejo de produtos químicos de indústrias e esgotos não tratados, os resíduos adicionam à água uma quantidade exagerada de sais minerais, favorecendo a rápida multiplicação desses seres. As algas se reproduzem de tal forma na superfície da água que podem impedir a passagem de luz para as camadas mais profundas. Dessa forma, as algas que ali existem não podem fazer fotossíntese, e grande quantidade delas acaba morrendo, apodrecendo, acumulando no fundo e liberando substâncias tóxicas. A queda na quantidade de oxigênio dissolvido na água acaba também por matar animais como os peixes, cujos corpos ficam boiando na superfície.

Segue video news australiano: 


Fonte de pesquisa www.sobiologia.com.br

Todas as fotos Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários!