quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ALGAS – ESPETÁCULO ALERTA!




Aconteceu esta semana um desequilíbrio total em Bondi Beach, uma praia australiana! A proliferação de algas vermelhas (Noctiluca scintillans) afastou parte dos banhistas e “tingiu” a água do mar. O problema é o alto teor de amônia que pode causar irritação na pele humana, prejudicando também o ambiente marinho uma vez que diminui o oxigênio da água.


Porém, à noite, esta espécie de alga, produz um flash de luz azul, chamado de bioluminescência, provocando essas imagens espetaculares! Durante o dia, elas geram uma cor castanho-avermelhada conhecida como maré vermelha.  Ela se alimenta de outras algas e ovas de peixe.


Belezas à parte, vamos ao que interessa: por que esta acontecendo este desequilíbrio, uma alta proliferação de algas? As algas são importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos, pois são os principais produtores do alimento que nutre direta ou indiretamente os demais seres vivos aquáticos. Além disso, são os grandes fornecedores do gás oxigênio que abastece a vida aeróbia no planeta. Na atmosfera ou dissolvido na água, esse gás se origina principalmente da atividade fotossintetizante das algas, sobretudo das algas unicelulares marinhas.

Elas são responsáveis por 70% da fotossíntese realizada no planeta. A proliferação excessiva de algas vermelhas ocorre naturalmente ou por lançamento de esgotos na água do mar. Essas algas liberam substâncias tóxicas que podem afetar os seres vivos que habitam a água e até mesmo os banhistas nas praias.


Na água doce, se a reprodução for intensa em tempo reduzido, as algas podem se tornar um grande problema! Quando há despejo de produtos químicos de indústrias e esgotos não tratados, os resíduos adicionam à água uma quantidade exagerada de sais minerais, favorecendo a rápida multiplicação desses seres. As algas se reproduzem de tal forma na superfície da água que podem impedir a passagem de luz para as camadas mais profundas. Dessa forma, as algas que ali existem não podem fazer fotossíntese, e grande quantidade delas acaba morrendo, apodrecendo, acumulando no fundo e liberando substâncias tóxicas. A queda na quantidade de oxigênio dissolvido na água acaba também por matar animais como os peixes, cujos corpos ficam boiando na superfície.

Segue video news australiano: 


Fonte de pesquisa www.sobiologia.com.br

Todas as fotos Google imagens

sábado, 24 de novembro de 2012

KAIAK, MELHOR PROGRAMA NACIONAL


Acabo de assistir novamente um episódio do programa Kaiak veiculado no Canal Off, sobre exploração pela Zâmbia - África a procura das cachoeiras e cascatas. 

De todas as produções nacionais que o canal exibe, sem sombra de dúvidas, considero o Kaiak a melhor delas

Excelentes locais, conteúdo abrangente e roteiro contínuo, imagens sonhadoras feitas pelos três “caiaquistas” Pedro Oliva, Ben Stookesberry e Chris Korbulic e o principal, eles sabem muito bem o que fazem, o que apresentam e trabalham a segurança em primeiro plano, longe de esportistas chamados vulgarmente de “radicais” que levam o nome da aventura associada à irresponsabilidade, loucura e desrespeito com a vida!


Assista ao video acima sobre o programa Kaiak, porém não encontrei no youtube a temporada do Canal Off. 

A Natura foi muito feliz em patrocinando um programa como o Kaiak, parabéns!

Assista mais videos no site oficial do Programa Kaiak

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DEUTER, PARA CHEGAR AO EVEREST

Não existe esporte sem marca! Pode ser apenas uma corridinha de 30 minutos ou uma super expedição ao Everest. As marcas esportivas, os logos, os equipamentos sobrevivem e estão presentes, facilitando ou atrapalhando o desempenho de quem os pratica.



Na edição de novembro/2012 da revista Go Outside, na página 96, há uma matéria com título “Bilhete único”, porque tanta gente ainda perde a vida tentando chegar ao cume do Everest? Embora a matéria de Grayson Schaffer tenha uma conotação negativa, o que mais me chamou atenção foi à foto de capa feita por Rob Sobecki: centenas de escaladores, guias e sherpas em fila para o acampamento 4, no dia 18 de maio, e nesta fila, a mochila em primeiro plano é uma Deuter.


Uso equipamentos Deuter e principalmente as mochilas há mais de 5 anos e se nos esportes mais extremos e perigosos, onde é exigido equipamentos de ponta para alta performance, a Deuter esta inclusa, é porque estou no caminho certo! Esta mochila da foto acima, usei nos Andes, no II Ice Climbing Festival em 2009. Passei todo o evento gravando e divulgando informações online de cima das cascatas congeladas e a Deuter foi minha companheira inseparável no transporte aos equipamentos e eletrônicos.


Este modelo da foto é uma Deuter ACT Lite 50+10, pesando 1580, material Deuter-Ripstop-Nylon, barrigueira estruturada, armação em X, compatível com Streamer de 3 litros, tampa telescópica, abertura do compartimento inferior, sistema Vari-Quick de ajuste da altura das alças e tira peitoral. É ideal para alpinismo, caminhadas leves, trekking, sky, montanhismo e viagens. A mochila é leve, muito confortável e tem vários compartimentos que facilitam o seu dia-a-dia.


A base para a fabricação de uma excelente mochila está no uso de materiais de qualidade. Diferente de diversas marcas mais baratas, a Deuter tem a vantagem de poder escolher suas próprias matérias primas e fornecedores. Testes regulares em laboratório garantem que estes materiais não possuem metais pesados nem outras substâncias tóxicas, e estão em conformidade com as normas européias.


domingo, 18 de novembro de 2012

CAIU NA REDE É TUBARÃO!



Na tarde de ontem, um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) de 3m40cm com quase 300kg ficou preso numa rede de pescadores em Xangrilá, praia do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Na mesma hora, o tubarão foi transformado em filé para vender, pois sua carne é bem mais valorizada, rendendo um lucro extra aos pescadores para o final de ano.


Tubarão-martelo é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas. Parece um tanto diferente por possuir boca e dentes pequenos. Por esta característica anatômica, não é conhecido por incomodar os seres humanos e nem causar tanto medo aos mergulhadores nem aos surfistas, como no caso do temido tubarão-branco e o cabeça-chata.

 
Os martelos são os tubarões mais ameaçados de extinção! A população em 2003 correspondia a apenas 10% do número estimado de animais em 1986, ano em que os registros populacionais começaram a ser efetuados.

O tubarão-martelo, assim como todas as espécies de tubarões, equilibram o habitat marinho e, quando um animal é retirado, pode comprometer o equilíbrio da cadeia alimentar.

Tubarão pescado em Xangrilá/RS - Foto arquivo pessoal

Todas as fotos Google Imagens

terça-feira, 13 de novembro de 2012

BIOPISCINA, SABE O QUE É?


As BIOPISCINAS chegaram pra ficar! Sem aditivos químicos, a água é filtrada naturalmente pelas plantas e oxigenação.


  
Com um custo de instalação igual ao de uma piscina tradicional, porém o custo de manutenção destas piscinas é muito inferior. Não precisam de filtros ou cloro para tratamento da água, sendo por isso muito mais ecológica.


O tratamento da piscina é feito através de uma zona com plantas que filtram naturalmente a água. Quando são instaladas prevê-se uma zona para natação e outra para tratamento. A renovação da água é feita de acordo com o ecossistema através da chuva e evaporação.


Mais informações em Teto Verde Arquitetura

DESENHO DE MENINO BRASILEIRO É PREMIADO PELA ONU



Gosto muito do Caderno, de apenas 4 páginas, da ZH “ NOSSOMUNDO Sustentável”. Leio, releio e passo para as crianças também rabiscarem os olhos pois sempre há assuntos interessantes para os pequenos. Ontem, o caderno publicou na capa o desenho selecionado entre 630 mil crianças em concurso da ONU. O vencedor foi o brasileiro Waldir Tokuda, de apenas 12 anos.

Além de expressar um olhar sobre os meios de transporte como carros e bicicletas convivendo harmoniosamente, Wladimir desenhou sua preocupação com a coleta seletiva de lixo e com a produção de fontes de energia sustentáveis. No colorido cenário feito em aquarela, ainda há espaço entre pessoas de diferentes etnias e animais de variadas espécies, urbanização e ruralismo juntos, fauna e flora, água e montanhas, ecossistema perfeito e todos felizes.

Wladimir está na 6º ano do ensino fundamental e mora em Teresópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

O desenho acima é o mais novo vencedor regional para a América Latina e Caribe do 21º Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Crianças do mundo todo foram convidadas a submeter suas artes sob o tema ‘Comunidades Verdes’. Os jovens artistas mostraram muita imaginação e domínio do tema em suas pinturas.

“Os participantes do Concurso Internacional de Pintura Infantil continuam inspirando os jurados com sua criatividade e entusiasmo pelo meio ambiente”, declarou o Subsecretário-Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

O Concurso Internacional de Pintura Infantil é o principal evento do PNUMA na área de Arte & Meio Ambiente. Desde 1991, o concurso já recebeu mais de 3 milhões de desenhos de crianças de mais de 190 países. A competição é organizada em parceria com a Fundação Global para a Paz e o Desenvolvimento (FGPE, na sigla em inglês), a Bayer e a Nikon.

Atenção: Qualquer criança entre 6 e 14 anos de idade pode participar do concurso se inscrevendo até 13 de fevereiro de 2013. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.unep.org/tunza/children
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SURFE PARA O VERÃO


Quem estiver pensando em atividades esportivas, alegres e educativas para este verão, que não seja colônia de férias para os pequenos, sugiro olharem o vídeo acima.

Miguel Raupp de 6 anos, filho do mestre em ensinamento de surfe no sul do Brasil, professor Felipe Raupp, mostra que esta preparado para a temporada gaúcha de surfe 2013. Um dia comum de treino para o pequeno Miguel, que com ajuda e apoio do pai, não nega a origem e o talento, assim como o antigo provérbio português “quem sai aos seus não degenera”!!!


Fizemos aulas de surfe (eu, minha filha com 5 anos e meus enteados com 9) durante o verão de 2012 em Torres na Escola de Surf Felipe Raupp. Entre no site e terás todas as informações.



Todas as fotos João Paulo Lucena

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MORMAII ÓCULOS PARA CRIANÇAS



Da nova linha infanto-juvenil Mormaii Óculos dos modelos musicais, está o Trance infantil. Assim como no ritmo musical, o Trance é um modelo mais descolado e ao mesmo tempo lembra o tradicional aviador. Feito de metal com hastes em grillamid, é unissex e de tamanho único.

Super importante para nós e para os pequenos, as lentes oferecem 100% de proteção contra os raios UV (ultravioleta), além de possuir foco descentrado, que mantém o eixo de visão na posição correta. Essas lentes são produzidas com policarbonato, o que significa uma resistência muito além das lentes de cristal, impedindo que a mesma se estilhace no caso de impacto!

Todos os detalhes e informações Mormaii óculos

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ELTON E A BAILARINA - VIDEO MONTANHISMO


Vale à pena rever! A história de vida em 173 segundo de um grande amigo, batalhador, empreendedor, que fez de seu esporte uma profissão, e hoje através dos recursos do seu trabalho, consegue realizar os sonhos de escalar as montanhas pelo mundo: Elton Fagundes e Aline, a sua bailarina!

O vídeo foi o vencedor do Festival Online de Vídeos Olympikus.mov em 2009.

Mais detalhes no Blog Terra Australis

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CURSO APNÉIA COM KAROL MAYER




Respire fundo e venha viver esta aventura ao lado da octa recordista mundial em apnéia Karol Meyer, nos dias 07, 08 e 09 de dezembro em Florianópolis, SC.

Através do domínio da apnéia os praticantes de atividades aquáticas e subaquáticas como pescadores sub, nadadores, surfistas, canoístas, kitesurfistas, atingem um nível maior de confiança e de segurança em suas atividades. O mesmo acontece com os mergulhadores autônomos que acabam tendo um domínio extra durante seus mergulhos. Até mesmo para os iniciantes, que sonham conhecer o mundo subaquático, a apnéia é essencial.

O curso ministrado pela Karol Meyer, além de fornecer certificação internacional ainda é recheado de atividades especialmente desenvolvidas pela instrutora, que possui também formação no Yoga. 

Saiba tudo e muito mais em Karol Meyer


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

GAUCHOS DEL MAR - Surfe


Dois irmãos, uma caminhonete, um continente, muito surfe... Quem não imaginou, sonhou ou se transportou para uma "trip" com seus amigos, irmãos, lindas praias, sem destino, surfe quando e onde quiser, muitas culturas e diversos países? 

Pois bem! Isso aconteceu com dois irmãos que tiveram a sorte de nascer em uma família com tradição e paixão pelo surfe. Julian e Joaquin Azulay são Argentinos, de Buenos Aires, e planejaram surfar toda a costa do Pacífico, saindo da Califórnia, EUA até a Argentina. Depois de 13 países explorados em 403 dias, mais de 30.000 km percorridos e surfados, eles regressaram para casa.

Confira mais informações de como nasceu essa aventura, lindas imagens e outros vídeos: Gauchos Del Mar e Facebook - Gauchos Del Mar

PARAISO URBANO DO KITESURF


A praia de Ipanema na zona sul de Porto Alegre, cerca de 12 kms do centro da cidade se estende por mais de 3 kms e esta em processo de limpeza.



Amplamente arborizado e situado à beira do Rio Guaíba, o bairro Ipanema é um lugar notadamente residencial. Um calçadão e uma ciclovia atraem caminhantes e moradores durante todo o ano e nas tardes ventosas e frias do outono-inverno gaúcho, convidativas para um chimarrão.

  
Em 2004, o Morro do Osso, localizado no norte de Ipanema, foi ocupado por mais de vinte famílias de índios caingangues, que afirmam ser os antigos moradores do local, devido aos vestígios de um cemitério indígena. A situação continua indefinida até hoje.

  
Histórias à parte, o Programa Integrado Socioambiental (Pisa- projeto de saneamento da Prefeitura Municipal que irá ampliar a capacidade do tratamento de esgoto da Capital dos atuais 27% para 88%) e graças a ele, a previsão é de que o Rio Guaíba esteja 99% despoluído até 2030. Com isso, a praia de Ipanema, por sua vez, já deverá estar liberada para uso em 2014.


Há anos, os velejadores de Windsurf e kitesurf tomaram conta das areias e águas do Guaíba e fazem deles um “playground” para adultos. O vento quase que constante e variando nas velocidades ideais para os esportes náuticos à vela, fazem da praia de Ipanema um paraíso para os amantes e caçadores de vento.


Mas há dias, como este da foto, totalmente “flat”, nem uma brisa soprando abaixo de um sol de primavera beirando os 32ºC às 15h de uma quarta feira. Nada de Kite, nada de Wind, só o registro em fotos de um paraíso dentro da cidade de Porto Alegre, ideal para aprender o SUP - Stand Up Paddle.


Informações sobre Kitesurf e Stand Up Paddle: 30 nós

sábado, 3 de novembro de 2012

MATÉRIAS EM REVISTAS


Pôr do sol no Lago Acigami, Parque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia, Argentina

Meu blog renasceu! Após 1 ano parada, e muitas outras ocupações, finalmente dedico a reabrir meu blog Guria Adrenalina, no qual já tive, milhares de acessos e centenas de postagens durante 4 anos.

Nada melhor do que mudanças na vida, novos negócios e muitos pedidos para retomar este prazer de escrever assuntos, notícias e passar dicas de um dos meus maiores prazeres: viajar.

Começo postando a série 1 e 2 das matérias sobre Ushuaia, o último confim, da revista Sports Mag, fotografada e escrita por João Paulo Lucena, na qual tive o prazer de participar, pois fizeram parte das gravações em maio/2012 do programa Adrenalina.

Fica aqui a matéria na íntegra, e espero poder publicar  muitos e muitos posts a partir de hoje. Conto com a participação para sugestões, dicas, opiniões e críticas, boas e ruins, não importa, mas retomo este espaço para nós, amantes dos esportes, natureza, viagens, aventuras, equipamentos, marcas, ecologia, meio ambiente, sustentabilidade, educação, enfim, para nós!

Dedico esta reabertura do blog Guria Adrenalina ao meu marido, que muitas vezes, para não dizer sempre, me incentiva, ajuda e apóia, principalmente por este recomeço. Te amo!

Abraços e seguiremos em frente. Sorte e Sucesso! Ana Karina Belegantt 

Primeira parte, edição nº 43 - Sports Mag
 






Segunda parte, edição nº 44 - Sports Mag