quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

LONG WAY ROUND - SÉRIE DE TV




Há algum tempo, venho me interesando muito por grandes documentários e séries de conteúdo educativo, geográfico, ambiental e social, sempre com a questão esportiva como ênfase. A série que considero uma das melhores do mundo é “Long Way Round”. 


Em 2004, dois atores ingleses, Ewan McGregor e Charley Boorman embarcaram em uma desafiadora viagem em cima de suas motos BMW GS R1200s e percorreram 20.000 milhas (cerca de 32 mil km), passaram por 12 países e enfrentaram 19 fusos horários diferentes em apenas 115 dias. 


Atravessaram a Europa, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão e Mongólia para chegarem até a Estrada dos Ossos na Sibéria. Depois passaram para o Alasca, atravessaram o Canadá, entraram nos EUA e terminaram em Nova York. A viagem transformou suas vidas, a visão de mundo foi modificada, reciclada, reconstruida. Eles superaram a resistência física e psicológica e concluíram que nos momentos mais difíceis, todos os povos são iguais: solidários e humanos!
 

Ewan e Charley também ajudaram a aumentar a sensibilização para os projetos vitais da UNICEF que conheceram ao longo do caminho.





Dois anos depois do sucesso mundial de Long Wau Round, eles foram para novos desafios, agora o Down. Novamente com suas BMWs, sairam da Escócia, foram para Europa Ocidental, atravessaram para o Continente Africando, desceram por diversos países da África Oriental até chegaram na Àfrica do Sul.



Ewan McGregor é um dos atores mais bem sucedidos da Grã-Bretanha de cinema. Conhecido por aceitar papéis desafiadores e inspiradores Ewan tomou tempo fora de sua brilhante carreira para assumir esses acontecimentos surpreendentes.




Charley Boorman, ator e aventureiro, se envolveu em documentários de aventura de viagem para Geographic Channel BBC e SKY desde 2004.



Porém, o que mais me chama a atenção nesta série de tv é a grande produção e o envolvimento dos produtores como David Alexanian fundador Films Elixir junto com sua irmã Alexis desde em 1999, Elixir Films e Russ Malkin que desde 2000 produz programas para televisões de todo o mundo sempre tendo como tema principal os esportes, incluindo corridas de Fórmula 1.



Saiba tudo sobre a grande série Long Way Round, fotos, vídeos, depoimentos e patrocinadores envolvidos: Long Way Round Oficial e Wikipedia Long Way Round




Há especulações que os próximos destinos terão como cenários principais as Américas e se chamará Long Way Up. Quem souber detalhes, por favor, me avise! 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

2º FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA


“Pedalar para transformar”. É com este mote que Porto Alegre sedia, pela segunda vez, o Fórum Mundial da Bicicleta, que acontecerá na capital gaúcha entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013, com atividades centralizadas na Casa de Cultura Mário Quintana.

Dentre os convidados internacionais já confirmados, estão as norte-americanas Caroline Samponaro, da organização nova-iorquina Transportation Alternatives, estabelecida nos EUA desde 1973; Mona Caron, artista plástica residente em São Francisco/EUA, e uma das participantes da Massa Crítica da cidade, que foi convidada a pintar um mural representando a cultura da bicicleta; e a chilena Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, entidade que estimulou a entrada de 1 milhão de novos ciclistas no trânsito de Santiago em seis anos.


O 2º Fórum Mundial da Bicicleta está em fase de preparação, com definição de novos convidados nacionais e internacionais, infraestrutura necessária e o levantamento de custos para a captação financeira via crowdfunding e outros meios populares, como a realização de um leilão de artes. A organização do evento busca manter o caráter horizontal que marcou a primeira edição do Fórum, dando preferência ao financiamento coletivo, o apoio de empresas de pequeno porte e ajudas pontuais, como o empréstimo de equipamentos e estruturas, doação de materiais, entre outros recursos.


A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude do dia que marcou o atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, gerando manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e fomentado a discussão sobre a violência no trânsito. A edição do primeiro Fórum foi um sucesso! Ocorrida de 23 a 26 de fevereiro de 2012, motivou a realização dessa segunda edição, aprimorando o debate sobre a necessidade de cidades para pessoas e o papel que a bicicleta e outros modais sustentáveis têm como motivadores de transformações urbanas e sociais.


Em fase de preparação, a programação do 2º Fórum Mundial da Bicicleta contará com oficinas autogestionadas, inscritas gratuitamente e tratando de temas relacionados ao universo da bicicleta em todos os seus âmbitos e da mobilidade urbana sustentável. O evento contará também com exposições, mostra de vídeo, passeios guiados e apresentações culturais. Em 22/02/2013, o Fórum se juntará à Massa Crítica Porto Alegre, na bicicletada tradicional da última sexta-feira do mês, com concentração no Largo Zumbi dos Palmares.


A iniciativa para a realização da primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2012, partiu de moradores da capital gaúcha que utilizam a bicicleta para a prática do esporte, transporte urbano, lazer, bem como empresários do setor de comércio e serviços. Além do apoio de voluntários, o evento contou com o apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas, que fizeram colaborações via crowdfunding (Catarse). A ferramenta permitiu o custeio da passagem do convidado principal do evento, o fundador da Massa Crítica, Chris Carlsson, bem como de despesas diversas de realização, tendo também o apoio de diferentes órgãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, na cessão de locais e infraestrutura.


O evento recebeu seis painéis de discussão, sobre os temas Mobilidade Urbana, Cicloativismo, Economia, Ciclismo Esportivo, Cicloturismo e a evolução do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre, reunindo especialistas nas respectivas temáticas. O fórum abrigou também mais de 40 oficinas “autogestionadas”, trazendo temas diversos como Cycle Chic, ciclismo veicular, transporte de cargas por bicicleta, mecânica básica de bicicletas, comunicação não-violenta, cicloturismo, a bicicleta em projetos sociais, alimentação para o atleta de ciclismo, ciberativismo, a bicicleta no ponto de vista jurídico, entre outros, tendo uma média de público de cerca de 30 espectadores por oficina. Houve também duas exposições temáticas, de fotos e de bicicletas antigas, além da realização de três passeios guiados a diferentes pontos turísticos da capital gaúcha e um show de encerramento com as bandas Apanhador Só e Bandinha Di-dá-dó. Todas essas atividades reuniram um público de cerca de 7 mil pessoas nos quatro dias de realização do Fórum.


Informações gerais:
website:
http://forummundialdabici.com
e-mail:
wbfportoalegre@gmail.com
twitter:
https://twitter.com/#!/FMBPOA
facebook: Fórum Mundial da Bicicleta


Informações para a imprensa:

fmb.imprensa@gmail.com


Estive presente no 1º Fórum Mundial da Bicicleta concentrado na Usina do Gasômetro para prestigiar, aproveitar e trabalhar como assessora de imprensa da Mormaii Óculos, presenteando com modelos Mormaii Street Air MX específicos para triathlon e corridas de aventura, esportes que tem na bicicleta uma das modalidades principais. Os óculos foram entregues a esportistas, organizadores do evento e cicloativistas militantes reconhecidos internacionalmente. 


O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati também esteve presente e fez a abertura do 1º Fórum.


Todas as fotos Rodrigo Meurer.











terça-feira, 4 de dezembro de 2012

REVISTA CCAM - CENTRO CULTURAL ARGENTINO DE MONTAÑA



Confira a última edição digital numero 39 da Revista CCAM – Centro Cultural Argentino de Montaña, que trás informações do editor Guillermo Martin, 8 materias sobre história do montanhismo, travessias e expedições, espeleologia e biografias.

Esta edição ainda faz uma indicação ao livro do mês: Reminiscências e Lembranças  - Investigação Livro 6500: Uma maneira de redimensionar os Andes.

O vídeo do mês: El Caminante - Documentário - Guido Magnone, o primeiro alpinista a escalar o Monte Fitz Roy.

Claro que sempre tem as frases interessantes, humor e muita news atuais do que esta acontecendo no mundo do montanhismo argentino.

Clique no nome acima e confere lá! 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ALGAS – ESPETÁCULO ALERTA!




Aconteceu esta semana um desequilíbrio total em Bondi Beach, uma praia australiana! A proliferação de algas vermelhas (Noctiluca scintillans) afastou parte dos banhistas e “tingiu” a água do mar. O problema é o alto teor de amônia que pode causar irritação na pele humana, prejudicando também o ambiente marinho uma vez que diminui o oxigênio da água.


Porém, à noite, esta espécie de alga, produz um flash de luz azul, chamado de bioluminescência, provocando essas imagens espetaculares! Durante o dia, elas geram uma cor castanho-avermelhada conhecida como maré vermelha.  Ela se alimenta de outras algas e ovas de peixe.


Belezas à parte, vamos ao que interessa: por que esta acontecendo este desequilíbrio, uma alta proliferação de algas? As algas são importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos, pois são os principais produtores do alimento que nutre direta ou indiretamente os demais seres vivos aquáticos. Além disso, são os grandes fornecedores do gás oxigênio que abastece a vida aeróbia no planeta. Na atmosfera ou dissolvido na água, esse gás se origina principalmente da atividade fotossintetizante das algas, sobretudo das algas unicelulares marinhas.

Elas são responsáveis por 70% da fotossíntese realizada no planeta. A proliferação excessiva de algas vermelhas ocorre naturalmente ou por lançamento de esgotos na água do mar. Essas algas liberam substâncias tóxicas que podem afetar os seres vivos que habitam a água e até mesmo os banhistas nas praias.


Na água doce, se a reprodução for intensa em tempo reduzido, as algas podem se tornar um grande problema! Quando há despejo de produtos químicos de indústrias e esgotos não tratados, os resíduos adicionam à água uma quantidade exagerada de sais minerais, favorecendo a rápida multiplicação desses seres. As algas se reproduzem de tal forma na superfície da água que podem impedir a passagem de luz para as camadas mais profundas. Dessa forma, as algas que ali existem não podem fazer fotossíntese, e grande quantidade delas acaba morrendo, apodrecendo, acumulando no fundo e liberando substâncias tóxicas. A queda na quantidade de oxigênio dissolvido na água acaba também por matar animais como os peixes, cujos corpos ficam boiando na superfície.

Segue video news australiano: 


Fonte de pesquisa www.sobiologia.com.br

Todas as fotos Google imagens

sábado, 24 de novembro de 2012

KAIAK, MELHOR PROGRAMA NACIONAL


Acabo de assistir novamente um episódio do programa Kaiak veiculado no Canal Off, sobre exploração pela Zâmbia - África a procura das cachoeiras e cascatas. 

De todas as produções nacionais que o canal exibe, sem sombra de dúvidas, considero o Kaiak a melhor delas

Excelentes locais, conteúdo abrangente e roteiro contínuo, imagens sonhadoras feitas pelos três “caiaquistas” Pedro Oliva, Ben Stookesberry e Chris Korbulic e o principal, eles sabem muito bem o que fazem, o que apresentam e trabalham a segurança em primeiro plano, longe de esportistas chamados vulgarmente de “radicais” que levam o nome da aventura associada à irresponsabilidade, loucura e desrespeito com a vida!


Assista ao video acima sobre o programa Kaiak, porém não encontrei no youtube a temporada do Canal Off. 

A Natura foi muito feliz em patrocinando um programa como o Kaiak, parabéns!

Assista mais videos no site oficial do Programa Kaiak

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DEUTER, PARA CHEGAR AO EVEREST

Não existe esporte sem marca! Pode ser apenas uma corridinha de 30 minutos ou uma super expedição ao Everest. As marcas esportivas, os logos, os equipamentos sobrevivem e estão presentes, facilitando ou atrapalhando o desempenho de quem os pratica.



Na edição de novembro/2012 da revista Go Outside, na página 96, há uma matéria com título “Bilhete único”, porque tanta gente ainda perde a vida tentando chegar ao cume do Everest? Embora a matéria de Grayson Schaffer tenha uma conotação negativa, o que mais me chamou atenção foi à foto de capa feita por Rob Sobecki: centenas de escaladores, guias e sherpas em fila para o acampamento 4, no dia 18 de maio, e nesta fila, a mochila em primeiro plano é uma Deuter.


Uso equipamentos Deuter e principalmente as mochilas há mais de 5 anos e se nos esportes mais extremos e perigosos, onde é exigido equipamentos de ponta para alta performance, a Deuter esta inclusa, é porque estou no caminho certo! Esta mochila da foto acima, usei nos Andes, no II Ice Climbing Festival em 2009. Passei todo o evento gravando e divulgando informações online de cima das cascatas congeladas e a Deuter foi minha companheira inseparável no transporte aos equipamentos e eletrônicos.


Este modelo da foto é uma Deuter ACT Lite 50+10, pesando 1580, material Deuter-Ripstop-Nylon, barrigueira estruturada, armação em X, compatível com Streamer de 3 litros, tampa telescópica, abertura do compartimento inferior, sistema Vari-Quick de ajuste da altura das alças e tira peitoral. É ideal para alpinismo, caminhadas leves, trekking, sky, montanhismo e viagens. A mochila é leve, muito confortável e tem vários compartimentos que facilitam o seu dia-a-dia.


A base para a fabricação de uma excelente mochila está no uso de materiais de qualidade. Diferente de diversas marcas mais baratas, a Deuter tem a vantagem de poder escolher suas próprias matérias primas e fornecedores. Testes regulares em laboratório garantem que estes materiais não possuem metais pesados nem outras substâncias tóxicas, e estão em conformidade com as normas européias.


domingo, 18 de novembro de 2012

CAIU NA REDE É TUBARÃO!



Na tarde de ontem, um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) de 3m40cm com quase 300kg ficou preso numa rede de pescadores em Xangrilá, praia do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Na mesma hora, o tubarão foi transformado em filé para vender, pois sua carne é bem mais valorizada, rendendo um lucro extra aos pescadores para o final de ano.


Tubarão-martelo é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas. Parece um tanto diferente por possuir boca e dentes pequenos. Por esta característica anatômica, não é conhecido por incomodar os seres humanos e nem causar tanto medo aos mergulhadores nem aos surfistas, como no caso do temido tubarão-branco e o cabeça-chata.

 
Os martelos são os tubarões mais ameaçados de extinção! A população em 2003 correspondia a apenas 10% do número estimado de animais em 1986, ano em que os registros populacionais começaram a ser efetuados.

O tubarão-martelo, assim como todas as espécies de tubarões, equilibram o habitat marinho e, quando um animal é retirado, pode comprometer o equilíbrio da cadeia alimentar.

Tubarão pescado em Xangrilá/RS - Foto arquivo pessoal

Todas as fotos Google Imagens

terça-feira, 13 de novembro de 2012

BIOPISCINA, SABE O QUE É?


As BIOPISCINAS chegaram pra ficar! Sem aditivos químicos, a água é filtrada naturalmente pelas plantas e oxigenação.


  
Com um custo de instalação igual ao de uma piscina tradicional, porém o custo de manutenção destas piscinas é muito inferior. Não precisam de filtros ou cloro para tratamento da água, sendo por isso muito mais ecológica.


O tratamento da piscina é feito através de uma zona com plantas que filtram naturalmente a água. Quando são instaladas prevê-se uma zona para natação e outra para tratamento. A renovação da água é feita de acordo com o ecossistema através da chuva e evaporação.


Mais informações em Teto Verde Arquitetura