quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

LONG WAY ROUND - SÉRIE DE TV




Há algum tempo, venho me interesando muito por grandes documentários e séries de conteúdo educativo, geográfico, ambiental e social, sempre com a questão esportiva como ênfase. A série que considero uma das melhores do mundo é “Long Way Round”. 


Em 2004, dois atores ingleses, Ewan McGregor e Charley Boorman embarcaram em uma desafiadora viagem em cima de suas motos BMW GS R1200s e percorreram 20.000 milhas (cerca de 32 mil km), passaram por 12 países e enfrentaram 19 fusos horários diferentes em apenas 115 dias. 


Atravessaram a Europa, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão e Mongólia para chegarem até a Estrada dos Ossos na Sibéria. Depois passaram para o Alasca, atravessaram o Canadá, entraram nos EUA e terminaram em Nova York. A viagem transformou suas vidas, a visão de mundo foi modificada, reciclada, reconstruida. Eles superaram a resistência física e psicológica e concluíram que nos momentos mais difíceis, todos os povos são iguais: solidários e humanos!
 

Ewan e Charley também ajudaram a aumentar a sensibilização para os projetos vitais da UNICEF que conheceram ao longo do caminho.





Dois anos depois do sucesso mundial de Long Wau Round, eles foram para novos desafios, agora o Down. Novamente com suas BMWs, sairam da Escócia, foram para Europa Ocidental, atravessaram para o Continente Africando, desceram por diversos países da África Oriental até chegaram na Àfrica do Sul.



Ewan McGregor é um dos atores mais bem sucedidos da Grã-Bretanha de cinema. Conhecido por aceitar papéis desafiadores e inspiradores Ewan tomou tempo fora de sua brilhante carreira para assumir esses acontecimentos surpreendentes.




Charley Boorman, ator e aventureiro, se envolveu em documentários de aventura de viagem para Geographic Channel BBC e SKY desde 2004.



Porém, o que mais me chama a atenção nesta série de tv é a grande produção e o envolvimento dos produtores como David Alexanian fundador Films Elixir junto com sua irmã Alexis desde em 1999, Elixir Films e Russ Malkin que desde 2000 produz programas para televisões de todo o mundo sempre tendo como tema principal os esportes, incluindo corridas de Fórmula 1.



Saiba tudo sobre a grande série Long Way Round, fotos, vídeos, depoimentos e patrocinadores envolvidos: Long Way Round Oficial e Wikipedia Long Way Round




Há especulações que os próximos destinos terão como cenários principais as Américas e se chamará Long Way Up. Quem souber detalhes, por favor, me avise! 

4 comentários:

  1. Ana, tudo bem? Além do que você escreveu, eu também acho importante o fato dessa série trazer novamente a motocicleta como uma forma muito prazerosa, lúdica e cativante de se viajar. Eu já tive o prazer de viajar milhares de kms de motocicleta, e posso afirmar que você viaja com o corpo e com a mente. É muito diferente de se viajar de automóvel. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Eduardo! Viajar é sempre um prazer, não importa o destino. O melhor de tudo é a preparação, a produção que se faz, o planejamento da melhor rota e as aventuras que surgem pelo caminho, por mais organizados que sejamos. O que me intrigou nesta série e me chama a atenção até hoje, é o planejamento de mais um ano, uma super produção e mesmo assim, todos os dias foram uma aventura inesperada para todos da equipe. Uma realidade retratada através das lentes! Maravilhosa! Abraços!

      Excluir
  2. Sim, a sensação que ficou é de que a viagem foi na base da improvisação. Isso cria uma sensação de liberdade e aventura real, tão rara hoje em dia, não é? São histórias vívidas como essa e a de homens com Shackleton, Scott, Lincoln Hall, que transcendem a emoção inerente a uma viagem no momento em que deixam de seguir o script e a tornam numa aventura, independente do desfecho.

    Mas além da aventura, existe o crescimento espiritual, que é bem explorado na série Long Way Round/Down. Isso me lembrou do livro "A Arte da Manutenção de Motocicletas", onde a aventura física não se dissocia do plano filosófico. No final das contas, cabe ao viajante tirar o máximo possível de aprendizado de sua viagem.

    Continue com seu blog, pois é muito bem escrito, e traz um frescor de conteúdo nessa internet tão cheia de bugigangas inúteis.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigada novamente Eduardo! Seguindo a linha dos blogs bacanas e conteúdos interessantes na web, te passo o endereço do Blog Terra Australis do fotógrafo João Paulo Lucena, que assim como eu, como nós, é amante das viagens, das aventuras, das indicações bem formuladas e super bem elaboradas pela literatura e ortografia. Ele também é motociclista, já teve uma BMW modelo igual ao da série, também é velejador, canionista, alpinista e tem na fotografia sua grande paixão. É meu companheiro de matérias e aventuras pelas revistas e sites. Segue o link especificamente da aventura do Shackleton! Da uma olhada geral no blog dele, tenho certeza que irás gostar. Depois me diga ok? Abraços! http://terra-australis-br.blogspot.com.br/2010/01/pesquisando-informacoes-sobre-conquista.html

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários!